terça-feira, 26 de maio de 2009

O QUE É CULTURA?







O QUE É CULTURA ?

A definição de um antropologista para cultura, seria toda é qualquer produção humana, seja um vaso de barro, pinturas rupestres, um bater de tambores passando a coisas mais eruditas como as musicas clássicas, operas de Wagner entre outras coisas.
Sendo assim, adquirimos cultura a todo instante, basta passearmos pelas ruas com um olhar mais apurado para notarmos que, realmente, o homem se expressa em tudo aquilo que constrói.
Mas como tenho dito, é necessário um olhar apurado para saber como, e porque o homem se expressa de varias formas e usando tais meios. Assim os jovens de hoje tem que de forma interessada tomar ciência de toda a cultura erudita que concretizou-se através da historia e está ai em livros, músicas esculturas, para isto basta interesse: visitar um museu. Mas graças as maravilhas da tecnologia da informação, com alguns poucos cliques através da internet, uma rápida pesquisa e conhecemos grandes obras da humanidade.
Outra forma de adquirir-se cultura é manter os olhos abertos para aquilo que nos cerca, a sociedade, e do meio em que vivemos perceber que o homem como agente transformador de seu meio está em constante produção de cultura. Das pichações nos prédios da cidade de São Paulo, que apesar de serem fora da lei, são exemplos vivos do movimento de contra cultura, onde os jovens contestam a sociedade voltando-se mais para o anti-social, a nossa realidade próxima de interioranos, localizados em um ponto do vale onde a fé católica é muito arraigada e está a nossa volta em monumentos, festas construções e até mesmo em nosso falar.
Portanto a aquisição de cultura, para aqueles que não tem preconceito e assim não confundem cultura com erudição, está totalmente ligada a abertura de nosso modo de pensar para sermos capazes de em cada olhar que passarmos por tudo aquilo que nos cerca, da TV às construções civis, percebermos a produção do homem, ou seja a produção de cultura e portanto algo digno de ser admirado, interpretado e porque não, remodelado.



Colaboração do Professor Gilberto Figueiredo- História

Nenhum comentário:

Postar um comentário