segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Beber para quê?


Hoje em dia o consumo de bebidas alcoólicas é muito frequente e algo que chega a assustar é que 54% dos garotos e garotas costumam beber, sendo que um em cada três deu o primeiro gole antes dos 15 anos. O álcool é uma droga que é capaz de alterar o funcionamento do cérebro e pode causar dependência. Então vem a pergunta: beber para quê?

Muitos dizem que bebem para sentirem-se mais desinibidos, outros apenas por diversão e tem aqueles que bebem para esquecer os problemas. Mas o consumo excessivo de álcool não só resulta em micos e consequências imediatas da bebedeira, como também podem terminar em muito mais do que uma simples dor de cabeça.

Primeiramente, o álcool não faz uma pessoa ser menos tímida. O que acontece é que o principal ingrediente das bebidas é o etanol. O etanol é levado pelo sangue até chegar ao cérebro, que estimula os neurônios a liberar uma quantia a mais de Serotonina, uma substância que regulariza o prazer, o humor e a ansiedade, deixando a pessoa desinibida e eufórica.

Segundo, qual é a diversão de beber? Para divertir-se é necessário pagar micos, fazer coisas que se estivessem sóbrios jamais pensariam em fazer? Fora os problemas de saúde que essa “diversão” pode causar, como o enjôo, mal-estar, problemas no fígado e muitas outras coisas. E claro, a ressaca do outro dia.

E as pessoas que bebem para esquecer os problemas, devem pensar que mesmo que essa fase momentânea de esquecimento dos problemas possa ser proveitosa, os problemas não desaparecerão apenas pelo consumo de bebidas. Ou será que o álcool funciona como mágica e a partir do momento que é consumido faz com que os problemas sumam?

As bebidas alcoólicas são perigosas, matam pessoas e mais pessoas cada vez mais. Pode resultar em alcoolismo, que não tem cura. Uma pessoa alcoólatra pode até fazer um tratamento de recuperação, mas jamais poderá pensar novamente em bebidas, pois poderá ter uma recaída.

Por isso é necessário pensar um pouco antes de fazer qualquer coisa na qual irá se arrepender depois. Ninguém quer perder uma vida inteira que tem pela frente por consequências de uma burrice, certo?

Então, antes de ingerir qualquer coisa prejudicial à saúde, faça uma balança dos prós e dos contras, e veja qual sairá ganhando. Tenho certeza de que fará a coisa certa.
Beijos e abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário